Curte aí...

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Paixão. No dicionário:

1) Impressão viva. Na minha interpretação, isso é quando você pensa tanto, mas tanto, mas tanto no ser receptor da paixão, que ele se torna quase palpável diante de você. Como se você sentisse o tempo todo aquele perfume, aquele toque, e tivesse realmente vendo aquele rosto na sua frente. Tipo, mas é só impressão sua mesmo. Ilusão, delírio, idiotice, sei lá.

2) Perturbação ou movimento desordenado do ânimo. Na minha interpretação, isso é porque você apaixonado naturalmente tem os ânimos alterados. Isso se reflete nos sintomas mais comuns e facilmente identificáveis, como frio na barriga, coração acelerado, coração saindo pela boca, suor frio principalmente nas mãos e axilas, borboletas no estômago, pensamento longe, déficit de atenção e/ou concentração, sorrisinho no canto da boca, cara de besta, e outros do mesmo gênero.

3) Grande predileção. Na minha interpretação isso é muito óbvio. Quando você está apaixonado por alguém, é óbvio que você prefere ele a qualquer outra coisa. Prefere ele a estudar. A trabalhar. A sair com os amigos. A ficar em casa na frente do computador. A comer. A respirar. A viver. Ou só pensa em viver se for perto dele, 24h por dia.

4) Afeto violento, amor ardente. Afeto na minha concepção não pode ser algo violento. Violência não tem nada a ver com paixão. "Arrebatador" seria uma palavra melhor. Dicionário burro, não entende nada de paixão! Já o amor ardente eu concordo. Já dizia o poeta, o amor é fogo que arde sem se ver... blá blá blá... E arde mesmo, falta explodir. E dói.

5) O objeto desse amor. Na minha interpretação isso é quando você chama o receptor de "paixão", e não o trata como se ele fosse um simples objeto. Dicionário burro. É alguém que você é capaz de respeitar e tratar com devoção, carinho, atenção, e todas as coisas lindas e românticas que um objeto não precisa receber. E que pessoas-objetos não fazem questão de receber.

6) Pena, cuidado, trabalho. Quase me repetindo da definição anterior. É quando você é capaz de se dedicar a cuidar de alguém. É capaz de tratá-lo como ele merece ser tratado, com carinho, atenção, devoção, e todas as coisas lindas e românticas que eu preciso receber. E quando você não vê isso como um trabalho ou uma obrigação, e faz simplesmente porque se sente bem assim, vendo o outro feliz. Dicionário burro.

7) Grande desgosto, grande pesar. Aí é quando não dá certo.

Quando a gente é burro e acha que escolheu o alguém certo. Aí ele te trata como um objeto, não se esforça pra te ver feliz, prefere qualquer programa a você, trata com violência com o seu afeto e de repente desaparece, evidenciando que tudo era ilusão, que os seus sintomas de paixão não passavam de idiotice. Deixa você com o ânimo desordenado, o coração ardendo de ódio, vontade de não estudar nem trabalhar nem viver por mais 24 minutos... e a impressão de que nunca mais vai poder sentir aquele perfume de novo sem sentir um embrulho no estômago.



Ass: Bella Marcatti.

4 comentários:

JORGE SCARASATI disse...

HUMMM, DELICADO COMENTAR UM POST COM ESSE CONTEÚDO TODO... EXISTE O LADO RACIONAL E ANALÍTICO, O LADO APEGADO E FRUSTRADO, ENFIM...

DICIONÁRIOS DEFININDO SENTIMENTOS E EMOÇÕES REALMENTE É UMA BURRICE NÉ? HEHEHE

ESTAR APAIXONADO REALMENTE É UM ÓPIO, DELICIOSO E PERIGOSO, POIS GERALMENTE NOS LEVA A SAIR DE NOSSO PRÓPRIO MUNDO PARA VIVER O MUNDO DO OUTRO, FICAMOS INCONSCIENTEMENTE PRESOS NUM MUNDO CHEIO DE CONDIÇÕES, EXPECTATIVAS E OUTRAS COISAS QUE DÃO MARGEM PARA FRUSTRAÇÕES, DECEPÇÕES, EMOÇÕES RUINS COMO RAIVA, INDIGNAÇÃO, TRISTEZA ENFIM...

JÁ O AMOR VERDADEIRO É QUANDO OS DOIS QUEREM TÃO BEM AO OUTRO, QUE EXISTE UMA LIBERDADE MÚTUA, INCONDICIONAL, ONDE CADA UM NATURALMENTE PODE VIVER DENTRO DE SEU MUNDO JÁ QUE A ACEITAÇÃO É PURA E VERDADEIRA, O QUE LEVA AUTOMATICAMENTE (COM HUMILDADE, COMPAIXÃO, DESAPEGO, DEDICAÇÃO E FELICIDADE O SUFICIENTES PARA SEREM FLEXÍVEIS E ALTRUÍSTAS), À CONSTRUÇÃO DE UM NOVO MUNDO JUNTOS!! PARA DEPOIS VIRAR UM MUNDO DE 3, 4, OU MAIS FILHOS, NETOS E AGREGADOS...

COMO DISSE É MUITO DELICADO COMENTAR SOBRE ISSO, PRINCIPALMENTE PERCEBENDO SEU MOMENTO... MAS ESPERO TER COLABORADO DE ALGUMA FORMA TÁ?

UM BEIJO NO CORAÇÃO E SE LIBERTA!! BORBOLETA QUE NÃO VÔA CONTINUA SENDO LAGARTA, SÓ QUE COM ASAS PARA ENFEITAR HEHEHEHE

Nanai disse...

rsrsrsrsrsrs

Eh, seu aprofundamento nos sentids de paixão foi perfeito e engraçado!

Muito bom!!!

Bella Marcatti disse...

Jorge, de tudo o que vc disse, concordo com tuuuudo, e eu adorei particularmente 2 frases:

"Dicionário definindo sentimentos e emoções é realmente uma burrice, né?"

e

"Borboleta que não voa continua sendo lagarta, só que com asas pra enfeitar".

Sensacional essa última!!! Obrigada por sempre comentar.

Abraço!

JORGE SCARASATI disse...

GOSTO DO QUE VC ESCREVE, POIS DÁ MARGEM PRA GENTE CONVERSAR ENTENDE? IMPLICITAMENTE EXISTEM PERGUNTAS E RESPOSTAS A TODO INSTANTE, ISSO É MÁGICO PRA MIM...

OBRIGADO VC!

ABRAÇO...