Curte aí...

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Sessão Cineminha - "Onde vivem os monstros"

Passei a madrugada assistindo ao filme "Onde vivem os monstros", indicação expressa do Du, do Arijon e do Augusto: Três marmanjos que confessaram ter chorado como crianças...

O filme não é para crianças.

Pra quem não sabe, o filme "Onde vivem os monstros" é uma adaptação que o diretor Spike Jonze fez do livro infantil que leva o mesmo nome. O livro pode ser lido em alguns minutos, por ter uma frase em cada página e grandes ilustrações. O filme vem preenchendo a história do livro com significados e ultrapassa a história meramente infantil.
O filme não é para crianças.
Max, um garoto extremamente criativo e inteligente, vive num universo criado por sua imaginação, assim como todas as crianças fazem. Sua irmã e sua mãe, ocupadas e preocupadas com as situações reais do dia a dia não dão muita atenção e importância às brincadeiras e propostas de Max. Se sentindo então incompreendido e sozinho, Max se transporta para um universo criado por ele, onde ele é o rei, onde suas opiniões valem muito, e onde todos tem o único objetivo de serem felizes.
O que Max não espera é que nesse mundo novo vivem os monstros. Os monstros que nada mais são do que extensões, representações de seus próprios sentimentos. Carol, o monstro com que Max mais se identifica, é incompreendido e nervoso. Douglas é amigo. Alexander nunca tem a atenção do grupo e se sente carente. Judith é agressiva. Ira é criativo. E KW, a monstra que salva e ajuda Max nos momentos de perigo, seria a sua própria mãe.
Durante todo o tempo em que esteve neste universo imaginário, Max sente o peso da responsabilidade em fazer com que todos sejam sempre felizes e convivam bem. Assim acontece uma identificação imediata com todos nós, seres humanos, na eterna luta interna de fazer com que estejamos sempre bem e em harmonia com nossos próprios sentimentos.
O filme não é para crianças.
Apesar da fotografia sensacional, as cores são pastéis e não chamam a atenção. Não há muitas cenas de ação ou aventura, o desenrolar da história se passa mais através de diálogos e análise da personalidade de cada personagem. O que mais poderia chamar a atenção de uma criança durante o filme seria algumas músicas que compõem a trilha sonora, maravilhosamente feita por Karen O. And The Kids. Várias crianças participaram de todo o processo de gravação do filme. Vale a pena baixar a trilha e assistir aos extras do DVD!!!

E obviamente, preciso comentar da atuação sensacional e maravilhosa do ator principal, que faz o Max. Ele também se chama Max. Max Records. Lindo e fofo!!!


Conclusão: Onde vivem os monstros?? Dentro da gente. E cada um tem os seus.

Ass: Bella Marcatti

2 comentários:

JORGE SCARASATI disse...

OI BELLA, FELIZ ANO NOVO! EU ASSISTI AO FILME FAZ UM TEMPO, O QUE ACHO MAIS INTERESSANTE É A REPRESENTAÇÃO DAS EMOÇÕES E DOS INSTINTOS QUE O SER HUMANO POSSUI, E A QUESTÃO DE SER POSSUÍDO PELAS EMOÇÕES AO INVÉS DE ESTARMOS CONSCIENTES QUE SOMOS ALGO ALÉM DAS EMOÇÕES E DOS INSTINTOS, SOMOS CONSCIÊNCIA QUE DEVE SER TRABALHADA PARA NÃO SER POSSUÍDA...

ABRAÇO E ÓTIMO 2011!

Bella Marcatti disse...

Eu acho que é isso mesmo que ele trabalha. Como lidar para que todos os sentimentos vivam ao mesmo tempo dentro dele, e vivam bem, em harmonia, cada um com o seu espaço. Bem complexo e confuso, mas acho que é isso! Rs!