Curte aí...

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Sessão cineminha

Feriado pra todo mundo. Pra mim, um dia como outro qualquer. É o que dá quando não se tem nada pra fazer. Pelo menos eu não me senti a única à toa dentro de casa em pleno dia de semana. Meio da tarde, família toda dentro de casa, eu e meu pai resolvemos assistir ao filme "Quem quer ser um milionário?"

Sensacional. O filme se divide em 3 partes que acontecem simultaneamente. O programa à la Show do Milhão, o protagonista Jamal sendo interrogado pela polícia e as lembranças de Jamal da sua vida toda até chegar ali ao lado do irmão Salim. Tudo mais puxado pra cores quentes, o que nos leva ainda mais para o clima da Índia. Cortes rápidos, imagens do céu, do chão, muito pó e sujeira, o filme é cheio de realidade. Problemas ligados à religião, exploração e prostituição infantil, marginalidade. Emoção do início ao fim. Uma produção norte-americana mergulhada em outra cultura, acho que é a primeira vez que eu vejo isso. Digo, uma cultura existente no planeta, e não monstros ou seres estranhos vindos de outros lugares inexplicáveis como costumamos ver, e estamos vendo cada vez mais nas produções dos EUA.

Comentei desse filme no Twitter e um amigo meu, Lucas, comentou a respeito da grana que foi utilizada para a montagem desse filme. Pesquisei e, pasmem. Um filmão desse foi todo feito com apenas 15 milhões de dólares. Sabe quanto eles arrecadaram nas bilheterias? 377 milhões. Massa, né? E como eu comentei com ele também no Twitter, prova que mais vale a competência e uma boa ideia nas mãos do que dinheiro.

Aaaaa é! E como eu jamais poderia deixar de comentar... As crianças do filme, principalmente a que faz o Jamal, são as coisas mais deliciosas, gostosas e lindas do mundo! Crianças que atuam que nem gente grande, meu Deus do céu, que coisa maravilhosa. Eu babei e estou apaixonada até agora. São lindos e eu quero pra mim.

As crianças Ayush Mahesh Khedekar (Jamal), Rubiana Ali (Latika) e Azharuddin Mohammed Ismail (Salim)

Ayush Mahesh Khedekar, coisa gostosa da tia!!

E a coreografia que todo o elenco dança no final do filme... Eu achei meio nada a ver, mas é legal. Eu dancei também, confesso.

No mais, para quem ainda não viu, fica a dica. "Quem quer ser um milionário?" é um ótimo filme! Não é à toa que ganhou 8 Oscars, 4 Globos de Ouro e 7 prêmios BAFTA, além de várias outras indicações super merecidas.

Vai a sinopse:

"Jamal Malik tem 18 anos, vem de uma família das favelas de Mumbai, Índia, e está prestes a experimentar um dos dias mais importantes de sua vida. Visto pela TV por toda a população, Jamal está a apenas uma pergunta de conquistar o prêmio de 20 milhões de rúpias na versão indiana do programa Who Wants To Be A Millionaire? . No entanto, no auge do programa, a polícia prende o jovem Jamal por suspeita de trapaça. A questão que paira no ar é: como um rapaz das ruas pode ter tantos conhecimentos? Desesperado para provar sua inocência, Jamal conta a história da sua vida na favela - onde ele e o irmão cresceram -, as aventuras juntos, os enfrentamentos com gangues e traficantes de drogas e até mesmo o amor por uma garota." (Fonte: www.portaldecinema.com.br)


Ass: Bella Marcatti.


2 comentários:

Flávio Augusto disse...

Ei, garota! Já pensou em ser crítica de cinema, nas horas vagas? rs
Seu "post" mostra que as pessoas com vocação para as artes são sensíveis, não só no seu segmento de atuação, mas em todo e qualquer tipo de manifestação artística.
Adorei o filme também! Assisti a ele umas três vezes já, a primeira quando ele estava na lista de cogitados para o Oscar, no início de 2009.
Além de tudo que citou, achei interessante a visão de que todas as experiências que vivemos são parte de algo maior. Tem um propósito em nossa existência e compõem o complexo ser que cada um de nós é.
Não posso deixar de citar também o final mais do que feliz, digno de um sucesso "hollywoodiano". =D

Bella Marcatti disse...

Já pensei em fazer tanta coisa nas horas vagas que nem sei se já pensei em ser crítica de cinema. A verdade é que a gente só pode criticar aquilo que conhecemos bem, e eu acho que não entendo muuuito de cinema ainda pra poder criticar de forma decente. Isso aqui no blog é só palpite e achismo meu. De qualquer maneira, fico feliz que tenha gostado. =)

Beijos e volte sempre!!